top of page

Blog #vamojunto

Catarinense de Rally Scherer 4x4 abre temporada levantando poeira em São Bento do Sul

Competidores de Piratuba, Tubarão, Caçador, Blumenau e Criciúma foram os destaques da primeira prova do ano do estadual


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Ramon e Diógenes conquistaram a primeira vitória na categoria Turismo - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free abriu a temporada de provas em 2020 no último sábado, dia 7 de março, em São Bento do Sul. No total, mais de 40 veículos nas categorias de carros 4x4: Master, Graduado, Turismo e Light, além de UTVs e Quadriciclos, disputaram os primeiros pontos da competição estadual. A prova contou com 150 quilômetros de percurso, sendo 76 de trechos especiais cronometrados. O trajeto incluiu duas etapas, iniciando em terrenos de reflorestamentos e piso seco. No final da prova, os competidores foram desafiados em uma pista de veloterra na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, e enfrentaram a maior adversária da prova de São Bento do Sul: a poeira.


Ao final do desafio, a cidade de Piratuba foi a grande vencedora do dia com campeões nas duas categorias destinadas aos competidores mais experientes. O piloto Leandro Riffel venceu na Master ao lado do navegador de Capinzal, Michael Masson. Já a dupla de Piratuba formada pelo piloto José Andrade Junior e pelo seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade, foi a campeã da Graduado em sua primeira prova pela nova categoria no estadual. Leandro, Michael e Bernardo competem representando a equipe GS Racing.


Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Diógenes e Ramon começaram a competir na categoria Turismo neste ano - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Já na Turismo, as cidades de Tubarão e Caçador foram para o alto do pódio com o piloto Ramon Oliveira e o navegador e Diógenes Pegoraro, respectivamente. Na Light o município de Blumenau levou a melhor com a dupla formada pelo piloto Leandro Hadlich e pelo navegador Gustavo Pauli. Já no Quadriciclo o piloto Ricardo Santos, de Criciúma, foi o grande campeão e iniciou a competição no topo da classificação geral.


A prova de São Bento do Sul foi a primeira no novo formato do Campeonato Catarinense em união com a Copa Scherer 4x4 Carbon Free. A organização iniciou a temporada mesclando as características das duas competições e ainda fazendo ajustes para melhoria do campeonato. Já na abertura da temporada os pilotos e navegadores fizeram doações de cinco quilos de alimentos não perecíveis por dupla e plantaram mudas dentro do projeto “Carbon Free”, que promete neutralizar o carbono emitido pelos veículos plantando uma árvore a cada 100 quilômetros percorridos. Na primeira prova do ano o projeto foi realizado no terreno do Jeep Clube de São Bento do Sul.


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Leandro e Michael venceram as duas etapas do Catarinense Scherer em São Bento - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Campeões da Copa Scherer largam na frente na Master


No pódio da Master a festa foi dos campeões da Copa Scherer. O piloto Leandro Riffel é o atual tricampeão da competição e destacou a grande evolução da organização nessa união com o Campeonato Catarinense. Ao lado do navegador Michael Masson, o piloto venceu as duas etapas da prova e comemorou o início de campeonato na ponta da tabela da Master. “Das duas etapas a primeira foi bem mais técnica e conseguir deixar o carro no metro era a grande dificuldade do navegador, pois o diretor levantou a prova com piso molhado, como bem ele destacou no briefing, e a gente pegou um dia seco, então mudou bem a metragem”, destaca Leandro.


Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Leandro e Michael começaram o estadual na ponta da Master - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Em São Bento do Sul o tempo seco trouxe outro desafio aos pilotos e navegadores: a poeira, principalmente na parte final da prova, onde em muitos momentos enxergar a pista era quase impossível. “Na segunda etapa tivemos pistas e o nosso entrosamento como dupla foi fundamental, pois eu acreditava 100% na cantada do metro do navegador, mesmo quase sem enxergar devido as condições da poeira. A gente conseguiu andar muito bem na pista e nos consagramos campeões da segunda etapa e assim campeões gerais da prova. Foi um ótimo evento e ainda conseguimos rever os amigos que muitos a gente não via desde o ano passado”, encerra o piloto de Piratuba.


O segundo lugar na Master foi de uma dupla estreante na categoria. O piloto Rui Schmitz, de Blumenau, e o navegador André Lenger, de Chapecó, surpreenderam no início da temporada. “Enfrentamos uma nova categoria e competidores muito experientes. Tivemos sorte no final, pois a maioria errou e nós conseguimos o segundo lugar. Entrei muito focado, fazendo o meu melhor. Sei que esse ano não vai ser nada fácil, mas vamos fazer o nosso melhor e aprender mais a cada competição”, afirma André.


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Júnior e Bernardo venceram a sua primeira prova pela categoria Graduado - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Estreia com vitória na Graduado


Pela Graduado, Júnior e Bernardo estrearam no estadual na nova categoria após terem vencido o Catarinense e a Copa Scherer em 2019 pela Turismo. A dupla iniciou a carreira na Graduado em fevereiro participando do Transparaná e agora, já na primeira prova do Catarinense de Rally Scherer 4x4, mostra que vai incomodar as duplas mais experientes. “Este início de campeonato foi dentro do que nós pretendíamos, fomos com muita vontade de ganhar e deu tudo certo. A prova foi metade para piloto e metade para navegador, exigindo bastante dos dois. Tivemos muita trilha e poucos deslocamentos”, destaca Junior.


Com um segundo lugar na primeira etapa e uma primeira colocação na segunda parte da prova, Júnior e Bernardo garantiram o primeiro lugar em São Bento do Sul e a ponta da tabela na classificação geral. “O início do campeonato foi uma surpresa para nossa dupla, passamos por terrenos ótimos, médias altas e por duas pistas para fechar com chave de ouro, mas não imaginávamos levar o título da etapa para casa. Só tenho a parabenizar os organizadores pelo belíssimo evento e a confraternização excelente em meio aos amigos”, comenta Bernardo.

Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Junior compete ao lado do filho Bernardo, de 12 anos - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Primeira prova na Turismo com vitória


O piloto Ramon Oliveira, de Tubarão, e o navegador e Diógenes Pegoraro, de Caçador, fizeram sua primeira prova pela categoria Turismo em São Bento do Sul e já garantiram o primeiro lugar no pódio. “Oinício de campeonato foi ótimo. Competir em categoria nova e já ficar em primeiro colocado foi muito desafiador. A prova estava muito técnica e com uma média de velocidade que não estávamos acostumados, mas estamos a cada dia melhorando nosso desempenho e resultados. São Bento do Sul sempre foi uma das melhores provas do campeonato”, afirma Ramon.


Ramon e Diógenes se divertiram com as médias mais altas proporcionadas pela nova categoria e já estão ansiosos para Caçador, cidade natal do navegador da Turismo. “A prova estava ótima, com médias boas de andar na primeira etapa e referências mais longas, mas o que decidiu foram as pegadinhas na Fazenda Evaristo na segunda etapa. Estava muito bom de andar, nós subimos de categoria agora e gostamos bastante das médias mais altas, tivemos que dar ré algumas vezes, mas faz parte, que venha Caçador”, destaca Diógenes.


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Dupla de Blumenau foi a campeã na categoria Light - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Dupla de Blumenau vence na Light


As novas caras da categoria Light são sempre uma esperança para o futuro do esporte. Em Santa Catarina, um celeiro de novos competidores, a categoria destinada a estreantes merece atenção e pode indicar futuros campeões no rally regularidade. Em São Bento do Sul quem levou a melhor foi uma dupla de Blumenau, formada pelo piloto Leandro Hadlich e o navegador Gustavo Pauli. “Minha primeira experiência com rally foi na final do Catarinense no ano passado, mas o Gustavo participou de algumas provas pilotando e navegando. Como a prova de abertura era em São Bento do Sul, achamos legal participar porque é a terra natal dele”, comenta Leandro.


De acordo com Gustavo, a vitória foi um resultado inesperado já que era apenas a segunda prova realizada pela dupla. “Eu já faço parte da família do rally há alguns anos. Sou natural de São Bento e conheço bem o terreno. Normalmente é uma prova bem técnica que sempre exige bastante do navegador e do piloto e realmente foi uma das melhores provas que já andei, muito bem elaborada e dinâmica. Todos os trechos de prova foram em terreno fechado, proporcionando segurança para os competidores”, diz o navegador campeão da Light.


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Ricardo Santos, atual campeão catarinense, venceu a primeira prova em 2020 - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Criciúma vence no Quadriciclo


As disputas na categoria Quadriciclo seguem em família e entre os competidores da equipe Quadrisul, de Criciúma. O piloto Ricardo Santos é o atual campeão da categoria e iniciou o ano defendendo o título com vitória na prova de São Bento do Sul. Já o seu irmão, o piloto Eduardo Santos, ficou com a segunda colocação. “O terreno em São Bento é sempre legal de andar. Foi uma prova rápida, com lacinhos e a pistinha no final que deu um tempero a mais. A partir desse ano os quadris vão andar na média de Graduado, o que pra nós é bacana pois a prova fica mais rápida. E agora com o Catarinense junto com a Copa Scherer chega um pessoal novo que a gente vai conhecendo e fazendo novas amizades. Acho que tem tudo para ficar um campeonato mais bacana que o do ano passado”, acredita Ricardo.


Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
A maior adversária da prova de São Bento do Sul foi a poeira na pista de veloterra - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Compromisso ambiental


A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores, organizadores e patrocinadores do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.


Calendário 2020

1ª Etapa: São Bento do Sul no dia 7 de março 2ª Etapa: Caçador no dia 18 de abril 3ª Etapa: Brusque (Fenajeep) no dia 13 de junho 4ª Etapa: Local em definição para prova do dia 17 de outubro 5ª Etapa: Local em definição para prova do dia 28 de novembro


Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Gustavo e Leandro fizeram apenas a sua segunda prova juntos em São Bento do Sul - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

Fique por dentro do Catarinense de Rally Scherer 4x4


Participe das atividades do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free acompanhando a página e os grupos do Facebook. No Instagram a competição está presente com o perfil @catarinenserallyscherer e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras de um dos maiores estaduais de rally regularidade do Brasil.

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). A organização é de West Eventos 4x4 Carbon Free e Trecho 1 Eventos e Promoções, com apoio do Jeep Clube de São Bento do Sul. O patrocínio master é de Scherer Autopeças, Trilha SC, GS 4x4 Performance, 3RS Confecções e Maxxis Pneus. O apoio é de Filtros Tecfil, Mahle Original, Sabó, Monroe Amortecedores, Tecnnic Eletrônica Industrial e Cervejaria Berg Bier.



Confira abaixo os pódios completos da prova de São Bento do Sul:


PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador) 1. Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC) 2. Rui Schmitz (Blumenau-SC) e André Lenger (Chapecó-SC) 3. Gustavo Schmidt (São José-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS) 4. Flávio Roberto Kath (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC) 5. Deonilson Salla (Curitiba-PR) e Roberto Spessatto (Chapecó-SC)


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Pódio São Bento do Sul Categoria Master - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador) 1. José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC) 2. Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Rafael Pinto (Curitiba-PR) 3. Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Leonardo Menarim (Castro-SC) 4. Giovani de Mello (Porto Alegre-RS) e Fábio Conte (Joaçaba-SC) 5. Oscar José Schmidt e Oscar Schmidt Bisneto (São José-SC)


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Pódio São Bento do Sul Categoria Graduado - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador) 1. Ramon Oliveira (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC) 2. Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann (São Bento do Sul-SC) 3. Denílson Bonfanti e Bruna Oliveira (São Bento do Sul-SC) 4. Gustavo Amorim e Débora Bonatti (Santo André-SP) 5. Carlos Alberto Volpato e Carlos Alberto Volpato Filho (Tubarão-SC)


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Pódio São Bento do Sul Categoria Turismo - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

PÓDIO LIGHT (Piloto/Navegador) 1. Leandro Hadlich e Gustavo Pauli (Blumenau-SC) 2. Camilo Deleles Oliveira e Giulliano Deleles Oliveira (Curitiba-PR) 3. Sven Fischer e Aline Stal (São Bento do Sul-SC) 4. Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco (Içara-SC) 5. Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares (Castro-PR)


Catarinense de Rally Scherer 4x4 Carbon Free
Pódio São Bento do Sul Categoria Quadriciclo - Crédito: Aline Ben/Comunicação 4x4

PÓDIO QUADRICICLO 1. Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC) 2. Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)


Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page