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Meu primeiro rally, e agora?

Compilado em 28/12/2015 por Alexandre Rech

Bom, vamos começar do começo!

O post ficou um pouco longo, mas tem muitas informações, se você está começando nesse mundo não deixe de ler.

Como funciona o rally?

Rally de regularidade é um esporte onde deve-se seguir por um caminho pré-determinado, informado em planilha, cumprindo o mais próximo possível os tempos e velocidades indicados. Pode ser feito de várias formas, as mais comuns são de carro, moto ou a pé.

Durante a prova existem os PCs (postos de controle/cronometragem) que registram a passagem dos participantes e permitem verificar o quão próximos estão de seu tempo ideal. A pontuação mais comum hoje em dia é 1 ponto para cada décimo de segundo atrasado ou adiantado. Os pontos em todos os PCs são somados e o vencedor é quem obtiver menos pontos, mostrando que andou mais regular em toda a prova.

Geralmente os participantes são divididos em diferentes categorias levando em conta vários fatores como, por exemplo, a experiência em provas anteriores e o uso de equipamentos. As categorias mais comuns são:

  • Novato: para participantes sem experiência;

  • Turismo: para participantes com alguma experiência, alguns equipamentos de navegação são permitidos; e

  • Graduado: participantes com muita experiência, todos os equipamentos de navegação são permitidos.

Em algumas provas ainda existe a categoria Master ou Super Master, onde estão os “dinossauros” do rally, praticamente nossos ídolos do esporte.

Os competidores não largam todos ao mesmo tempo, usualmente existe um intervalo de um minuto entre a largada de cada equipe.

O que é a planilha?

A planilha é como se fosse um mapa, que vai indicar o caminho a ser seguido. Ela apresenta as referênciasque devem ser acompanhadas, geralmente na forma de desenhos (conhecidos como “código tulipa”) com suas distâncias e os tempos e velocidades que devem ser seguidos.

Existe um consenso entre as provas de regularidade no Brasil e praticamente todas utilizam o mesmo modelo de planilha. Este modelo contém 5 colunas (que serão descritas a seguir), e várias linhas, como no exemplo abaixo. Cada linha da planilha indica uma referência, que é um ponto que poderá ser identificado durante o percurso na quilometragem indicada na primeira coluna.

Na primeira coluna, onde temos a distância, sempre serão encontrados dois números, um maior que indica a quilometragem acumulada e um número menor que vai indicar a diferença em quilômetros daquela referência para a referência anterior, também denominada quilometragem parcial.

Na próxima coluna temos a indicação do caminho, exposta através de desenhos denominados como código tulipa, que são compostos por linhas, curvas, setas e desenhos que devem ser intuitivos e demonstrar o que será encontrado na estrada, que pode ser uma porteira, um poste, buraco, valetas, casa, etc.

A terceira coluna exibe o tipo de trecho. Podem existir 3 tipos de trechos: V (Velocidade), D (Deslocamento) ouN (Neutralizado). Nos trechos de velocidade essa coluna também irá informar a velocidade que deve ser seguida (em quilômetros por hora – km/h). Nos trechos de deslocamento serão informados os tempos totais para percorrer aqueles trechos (geralmente em minutos ou segundos), são utilizados para passar dentro de áreas urbanas (onde existem semáforos, trânsito, e não é possível seguir uma velocidade definida). Os trechosneutralizado são utilizados para indicar as paradas (trechos onde devemos ficar parados, para descansar e reabastecimento, por exemplo).

Na quarta coluna temos o tempo em que o participante deve passar naquela referência e na quinta coluna temos observações importantes que os participantes devem prestar atenção, podem ser indicações de perigo ou complementações dos desenhos.

Peguei a planilha, e agora?

Ao pegar a planilha (que pode ser entregue desde a noite anterior à prova até 30 minutos antes da largada, dependendo do regulamento) você deve conferir se a categoria está correta e também se não falta nenhuma folha. Geralmente a categoria estará indicada na capa na planilha e possivelmente nas páginas internas no cabeçalho ou rodapé.

Depois disso é importante dar uma folheada na planilha e identificar cada trecho, onde estão os deslocamentos e neutros.

Outra coisa que pode ajudar é identificar trechos onde a distância entre as referências é muito curta (aquele número pequeno na primeira coluna), por exemplo: referências com menos de 100 metros entre si costumam passar muito rápido e se uma delas for para virar você pode só perceber depois que já tenha passado e vai ter que voltar para achar o caminho correto.

Nessas situações é legal usar canetas tipo marca-texto e identificar esses trechos com referências próximas.

Marcações em verde indicando distâncias curtas, locais onde deve-se virar, mudanças bruscas de velocidade e indicações de perigo, feitas antes da prova. As marcações em rosa foram feitas durante a prova, após passar por cada referência.

Preciso de algum equipamento?

O único equipamento obrigatório para quem está começando é o cronômetro, que pode ser do celular, do relógio ou até aqueles de “loja de 1,99”, mas ele é fundamental. E sempre deve-se ter mais de um cronômetro porque, segundo a “Lei de Murphy”, um deles sempre para de funcionar durante a prova.

Na hora da largada você deve ligar o cronômetro e você só vai mexer nele novamente quando chegar.

Importante: durante a prova em nenhum momento você vai mexer no cronômetro!

Existem outros equipamentos que podem ser utilizados (aplicativos para tablets/celulares, hodômetros auxiliares aferíveis, entre outros) mas vamos falar deles em um outro post, aguardem!

Como começar a navegar?

Na hora de começar a prova vocês estarão no local indicado para a largada, devem zerar o hodômetro do carro (primeira linha da planilha, começa sempre com uma referência com a distância 0,000) e ligar o cronômetro exatamente no momento da largada (geralmente tem alguém orientando a largada).

Sempre que na coluna da distância aparecer 0,000, naquele ponto você deve zerar o hodômetro do carro.

Normalmente o primeiro trecho da planilha é de deslocamento (D), onde é dado o tempo máximo em que o trecho deve ser completado. Ou seja, vocês devem largar e ir percorrendo o trecho, respeitando a velocidade das vias locais, até chegar ao seu final, ou seja, até onde aparecer uma nova indicação na terceira coluna (lembrando que um trecho sempre termina exatamente no mesmo ponto onde começa o trecho seguinte). Este tipo de trecho, deslocamento (D), é utilizado quando passamos por dentro de cidades ou locais com muito tráfego, onde é difícil manter uma velocidade média e onde devemos respeitar o trânsito local.

Trecho inicial de deslocamento, zerar hodômetro e ligar cronômetro na largada

Caso termine este trecho em menor tempo, deve-se esperar o tempo apresentado na planilha para seguir em frente. Esta espera pode ser feita no final no trecho, mas atenção para não ficar parado sobre a referência e atrapalhar os outros competidores, pare um pouco antes e somente vá para a referência próximo ao seu tempo. Caso o próximo trecho também seja de deslocamento você pode continuar e parar no final deste trecho para esperar o tempo.

Final do trecho de deslocamento e início de um trecho de velocidade

Nos trechos de velocidade (V), que são os trechos onde podem estar os PCs (postos de cronometragem, que marcam os tempos de passagem dos carros), a planilha irá apresentar a velocidade média que deve-se seguir. Nestes trechos teremos o tempo indicado em todas as referências e devemos passar por elas o mais próximo possível ao tempo da planilha. Aqui é interessante o navegador fazer uma contagem regressiva, usando a referência da figura abaixo como exemplo, o navegador deve falar para o piloto: no km 9,187 teremos uma lombada e a velocidade irá mudar para 45 km/h. O navegador vai acompanhando o cronômetro e quando marcar 3:40:41 começa uma contagem regressiva: 10, 9, 8, 7, etc… até o tempo da referência (3:40:51). Essa contagem ajuda o piloto a acelerar ou frear para passar na referência no tempo certo e saber se está andando adiantado ou atrasado durante a prova.

Para os trechos neutralizados (N) a planilha apresenta o tempo que se deve permanecer parado (ou aproveitar o tempo pra ir ao banheiro, algum conserto, apreciar a paisagem…). Neste caso somente passa-se direto para a próxima referência e continua-se a prova quando atingir o tempo indicado.

Usando como exemplo a figura acima: deve-se chegar na árvore à esquerda no km 10,029 com o tempo de 01:38:39, esperar um minuto nesse local, zerar o hodômetro e sair com o tempo de 01:39:39, a 30 km/h.

Geralmente no meio da prova tem-se pelo menos um trecho de neutro com tempo maior, em local com alguma estrutura de banheiros e abastecimento.

Deve-se continuar seguindo a planilha, acompanhando os tempos em todas as referências e tomando cuidado para não errar o caminho, muita atenção principalmente nas referências que indicam mudança de direção (virar à direita/esquerda, por exemplo) e nas muito próximas entre si.

O último trecho da prova normalmente é de deslocamento e leva ao local da chegada.

O que faço se errar?

No caso de errar o caminho deve-se voltar até a última referência que se tem certeza e recomeçar a partir daquele ponto.

Ao voltar o hodômetro não estará correto, se for uma referência onde deve-se zerar o hodômetro é só zerá-lo e continuar em frente. No caso de uma referência onde não há zerada, o jeito mais fácil é zerar o hodômetro e recalcular as referências na planilha, somando a distância entre as referências, até se chegar a uma referência onde o hodômetro será zerado novamente.

Neste exemplo eu me perdi e voltei para a referência do km 9,747. Zerei o hodômetro e fui recalculando até chegar na referência do km 10,029 onde havia um neutro e zerada do hodômetro, a partir daí segue-se normalmente a prova.

Deve-se tomar muito cuidado quando descobrir o erro! Ao voltar pela “contra-mão” da planilha você poderá encontrar com outros carros, então apesar de estar atrasado sempre ande mais devagar para evitar acidentes. Ao se achar e voltar para a prova você estará atrasado e precisará andar um pouco mais rápido, mas vá com calma e aos poucos recupere seu tempo. Segurança sempre deve vir em primeiro lugar!

O que é aferição?

A aferição serve para você ver a diferença entre o hodômetro do seu carro e o hodômetro do carro que fez a medição da prova. Quando se utiliza equipamentos ela serve para calibrá-los, forçando-os a marcarem igual ao carro da organização.

Pode ser entregue uma ficha de aferição separada, para ser feita antes do rally ou então ela pode estar presente no começo da planilha, como na figura abaixo, indicado pelo AFER.

Na referência onde está o 0,000 deve-ser zerar o hodometro, e ao chegar a próxima referência deve-se observar exatamente qual a quilometragem marcada pelo carro. Vamos supor que o carro tenha marcado 1,200.

Deve-se dividir o valor do hodômetro do carro pelo valor da planilha, no nosso exemplo: 1,200 / 1,121 = 1,0705. Deve-se multiplicar todas as referências da planilha por esse valor para encontrar a medida que elas aparecerão no seu carro.

Algumas observações:

  • Geralmente as referências são fáceis de serem encontradas e poucos metros a mais ou a menos no hodômetro não te impedem de passar no tempo certo pela referência uma vez que ela estará no campo visual (principalmente para a categoria turismo light, isso já não vale para a turismo e graduados, ou quando estamos usando equipamentos), então avalie se vale a pena ter todo esse trabalho.

  • Calcular todas as referências será um processo muito demorado (provavelmente você não terá esse tempo), uma opção é calcular somente as referências do começo de cada trecho ou umas três por página.

Durante o rally podem aparecer outras referências indicadas com “AFER”, que indica aferição (figura abaixo), mas neste caso não é necessário refazer as contas, isso indica que a quilometragem desta referência é correta e pode ser usada para corrigir os equipamentos.

Algumas dicas!

  • Sempre ligue mais de um cronômetro na largada, um deles sempre para no meio da prova.

  • Sempre tenha canetas à mão, as marca-texto são muito úteis!

  • Se o navegador ou piloto tiverem dificuldades em acertar direita e esquerda sigam a mão, a mão indicando o caminho nunca erra!

  • Outra opção ao invés de dizer direita/esquerda é dizer na sua/na minha, quando o navegador cantar a referência ele diz na sua quando for para a esquerda (na direção do piloto) ou na minha quando for para a direita (na direção do navegador).

  • Não esquecer de zerar o hodômetro toda vez que aparecer uma referencia com a distância 0,000.

  • O velocímetro do carro geralmente vem ajustado de fábrica para marcar um pouquinho acima da velocidade real, que pode variar de 3 a 10%, então para se manter no tempo ande um pouco acima da velocidade indicada na planilha, por exemplo se na planilha estiver a 30km/h tente andar a 32km/h.

  • O primeiro trecho da planilha sempre é o mais tenso, mas quando vocês começam a se familiarizar com o rally e a planilha as coisas ficam mais fáceis!

  • Muito cuidado ao trafegar, algumas vezes podemos andar dentro de fazendas mas as estradas não estão fechadas para o rally e podemos encontrar com outros veículos.

  • SEMPRE respeite o código de trânsito!! Post original: http://tuliparally.com.br/meu-primeiro-rally-e-agora/?isalt=0

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