top of page

Blog #vamojunto

Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade retoma provas com muita emoção e diversão em Gravataí

Competição abriu a temporada 2022 no último sábado, dia 25 de junho, reunindo competidores das categorias Graduado, Turismo e Novato


campeonato gaúcho de rally regularidade
Bruno Foscarini e Felipe Costa competiram pela primeira vez junto em Gravataí - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

Muita emoção esteve envolvida no retorno do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade. A competição abriu a temporada 2022 no último sábado, dia 25 de junho, em Gravataí. As duplas de pilotos e navegadores enfrentaram uma pista técnica e com muita lama nos terrenos do Prado Bairro-Cidade. A prova seguiu então para um reflorestamento que manteve os terrenos lisos e muito molhados e depois finalizou novamente com mais desafios na pista do Prado. O percurso contou com um total de 111 quilômetros, sendo 73 de especiais (navegados) e 38 de deslocamento.


Estreantes vencem na Graduado


Pela categoria Graduado quem surpreendeu foi uma dupla triplamente estreante. O piloto Bruno Foscarini, de Sapiranga, e o navegador Felipe Costa, de Erechim, competiram pela primeira vez juntos. A prova de Gravataí ainda foi a estreia de Bruno na categoria Graduado em campeonatos estaduais. E Felipe, experiente navegador do rally de velocidade, fez sua primeira prova navegando no rally regularidade.



“Esta nova fase do nosso ‘Gauchão de Rally’ está demais, muita gente preparada está se dedicando para que os eventos aconteçam da melhor maneira possível e, uma das marcas dessa nova gestão, é o apoio incondicional aos novatos. Prova disso é o grande grid da prova na categoria e os comentários positivos que houveram ao final da prova. As provas deste sábado ficaram mais pesadas devido às chuvas constantes da semana, o que apimentou o evento. Tenho certeza que todos os competidores saíram com um sorriso no rosto e o carro cheio de barro! Com relação à minha equipe, o navegador novo veio como uma surpresa positiva, acredito que esse barro todo que tivemos veio de encontro com nosso estilo de rally e estamos ansiosos pela próxima prova”, descreve Bruno.


Felipe registra como muito positiva sua primeira experiência no rally de regularidade e acredita que saiu de Gravataí mais experiente e pronto para todos os desafios dentro do esporte. “Foi uma experiência sensacional. Primeiro por compartilhar o carro com um amigo, depois por poder conhecer de verdade o que é o rally de regularidade, que é muito diferente do rally de velocidade que estou acostumado. Foi uma experiência incrível, conheci novas técnicas, aprendi novas opções, e superei todas as expectativas! Sair com a vitória, contra duplas com muita experiência, foi melhor ainda! Vamos pra próxima agora, tentar defender a liderança”, afirma.


campeonato gaúcho de rally regularidade
Ricardo Santos e Gustavo Herdt vieram de Criciúma para garantir o lugar mais alto do pódio da Turismo - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

Criciúma é destaque na categoria Turismo


Pela categoria Turismo, uma dupla de Criciúma foi o destaque em outra estreia no Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade. O piloto Ricardo Santos e o navegador Gustavo Herdt já têm experiência no quadriciclo e nem tudo é novidade, mesmo assim a dupla surpreendeu e venceu logo em sua estreia na categoria Turismo de carros 4x4.


“No ano passado fizemos nossa primeira prova de carro, no Transcatarina, e conseguimos nos sagrar campeões na categoria Novatos. Esse ano decidimos então correr o Campeonato Gaúcho, já na categoria acima, que é a Turismo. O desafio é maior, médias mais altas e pilotos mais experientes. Quase como batismo, estreamos em uma prova altamente técnica, que ficou ainda mais difícil com a chuva que caiu em Gravataí durante toda a semana que antecedeu a prova. Nossa estratégia foi fazer a prova com calma, sem errar a planilha e poupar o carro, pois o risco de acidente era muito grande, já que a pista estava muito lisa. A estratégia se mostrou acertada, e conseguimos estrear com vitória nessa primeira etapa. Agora é esperar ansioso pela segunda”, disse Ricardo.


campeonato gaúcho de rally regularidade
Gustavo Grando e Mosiele Giaretta venceram o barro para subir no lugar mais alto do pódio da Novato - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

Novo gás no rally regularidade com a categoria Novato


Depois de dois anos sem realizar prova e agora com nova direção, o estadual dedicou esforços na captação de duplas novatas com o intuito de fomentar o esporte no estado. A iniciativa deu certo. Prova disso foi o grid da categoria Novatos, o maior de toda a prova e com certeza o mais empolgado. Foram 11 duplas de pilotos e navegadores entre os menos experientes, a grande maioria fazendo um rally pela primeira vez. E os novatos não tiveram moleza. Enfrentaram uma prova tecnicamente difícil e com ainda mais dificuldade em razão das chuvas da última semana. Subiram trechos sinuosos com muita lama e emoção, aproveitaram a diversão e não desistiram da prova.


“Eu estava pronto para cancelar um trecho de prova para os novatos quando vi uma TR4 de pneu liso passando direto. Os novatos enfrentaram um terreno difícil e não desistiram. Eles fizeram todos os nossos esforços em fazer essa prova valerem a pena”, disse o diretor de prova, Alexandre Rech.


campeonato gaúcho de rally regularidade
Competidores percorreram trechos lisos e com muito barro no Prado Bairro-Cidade - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

Gravataí em destaque na Novato


Com tantos desafios entre os menos experientes uma dupla de Gravataí foi a grande campeã da categoria Novatos. O piloto Gustavo Grando e a navegadora Mosiele Giaretta foram os mais regulares e representaram a cidade-sede no alto do pódio.


“Como novatos no rally, e estreantes no Gaúcho de Regularidade 4x4, encontramos na etapa de Gravataí uma pista muito técnica, escorregadia, com diferentes tipos de terreno, onde pudemos nos desafiar, reencontrar e fazer novos amigos, e acima de tudo, nos divertir! A prova exigiu habilidades e atenção redobrada, pois havia chovido muito durante a semana, o que deixou a pista muito lisa. Não que isso seja um problema para o pessoal do 4x4, muito pelo contrário, quanto mais barro, melhor! Porém não tínhamos os pneus adequados e, em certo momento, pensamos em não participar. Só que nosso lado aventureiro falou mais alto e decidimos encarar o desafio! E deu certo! Alcançamos um inédito primeiro lugar na categoria, contam Gustavo e Mosiele.


O Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade ainda tem mais duas datas confirmadas para este ano e vai passar pelas cidades de Jaquirana, no dia 20 de agosto, e em Taquari, no dia 10 de dezembro, onde será realizada a grande final junto à programação do Natal Açoriano. Duplas formadas por pilotos e navegadores podem se inscrever com qualquer carro 4x4 nas categorias Graduado, Turismo e Novato.

campeonato gaúcho de rally regularidade
Próximas etapas acontecem em Jaquirana e Taquari - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

Calendário 2022


1ª Etapa: 25 de junho (Gravataí) 2ª Etapa: 20 de agosto (Jaquirana) 3ª Etapa: 10 de dezembro (Taquari) - FINAL


Fique por dentro do Gaúcho de Rally Regularidade


Participe das atividades do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade acompanhando a página pelo link fb.com/gauchoregularidade e o grupo do Facebook fb.com/groups/rallygaucho. No Instagram a competição está presente com o perfil @gauchoregularidade. O site oficial é www.trecho1.com.br/gaucho-rally-4x4.


O Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade tem patrocínio de Prefeitura de Gravataí, GS Performance, Prefeitura de Jaquirana, Crédito Real, Prefeitura de Taquari, Pontual Autolocadora e Amortecar Motorsports. O apoio é de Time-Line, Prado Bairro-Cidade e Humatech. O apoio local da etapa de Gravataí é de Intercity Shopping Gravataí e Gravataí Shopping Center. A supervisão é da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e a organização de Trancos & Barrancos e Trecho 1 Eventos e Promoções.


Confira abaixo os pódios completos da prova de Gravataí:

campeonato gaúcho de rally regularidade
Pódio Graduado - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

CATEGORIA GRADUADO (Piloto/Navegador)

1º Bruno Foscarini (Sapiranga-RS) e Felipe Costa (Erechim-RS) 2º José Neumann (Nova Petrópolis-RS) e Thiago Silva (Gravataí-RS) 3º Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS) 4º Mauro Sávio Soares (Porto Alegre-RS) e Ismael Peteffi (Novo Hamburgo-RS)


campeonato gaúcho de rally regularidade
Pódio Turismo - Crédito: Aline Ben/Com 4x4

CATEGORIA TURISMO (Piloto/Navegador)

1º Ricardo Santos e Gustavo Herdt (Criciúma-SC) 2º Diogo Trentin e Vinícius Anziliero (Erechim-RS) 3º Mirela Starhan (Porto Alegre-RS) e Lorenzo Torcato (Viamão-RS) 4º Jader Mendes e Jader Mendes Júnior (Canoas-RS) 5º Daniel Caetano e Mário Costa (Pelotas-RS)


CATEGORIA NOVATO (Piloto/Navegador)

1º Gustavo Grando e Mosiele Giaretta (Gravataí-RS) 2º Renan Peres e Vanderlei Dalla Costa (Bento Gonçalves-RS) 3º Guilherme Benincá e Evandro Benincá (Içara-SC) 4º Piero Rojas (Nova Santa Rita-RS) e Sandro Mascarenhas (Porto Alegre-RS) 5º Mariana Kleinubing e Vinícius Kleinubing (Porto Alegre-RS)


Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page